Loading color scheme

Resumo dos Play-offs 2014-15

Autor: Administrador

 

top16LASE201415

 

Este será o top 16 para a grande final da LASE de 2014-2015!

Os quatro melhores jogadores de cada uma das quatro zonas de competição foram determinados nos passados dias 23, 24 e 30 de Maio em Madrid, Barcelona e Pamplona. Alguns favoritos ao título de campeão da LASE e alguns jogadores “surpresa” carimbaram o passaporte para o Torneio Final da competição, que terá lugar nos próximos dias 13 e 14 de Junho em Barcelona, no Clube de Bilhar de Monforte.

Aqui fica o resumo dos playoffs (excel de resultados) que selecionaram o Top 16 para a Final da LASE desta época.

 


 

ZONA A

Os clubes de snooker de Westbury e Eddie Felson em Madrid foram os palcos para os jogos nesta zona.

FASE ROUND ROBIN (todos contra todos, à melhor de três frames, avançando para a fase seguinte os dois melhores jogadores de cada grupo)

Grupo A (Westbury)

Joaquin Marin manteve o seu estatuto de cabeça de série número 1, ficando em primeiro lugar do grupo, vencendo dois dos três jogos disputados. De destacar a vitória de Gonzalo Bonet, o 16º e último classificado do ranking na Zona A, por 2-1 frente a Marin (8-67, 48-45 e 57-56), mas que não chegou para avançar para o playoff nesta zona, faltando-lhe um break superior a 24 pontos, que o colocaria na frente de Juan Ye. Marin e Ye avançaram para ronda seguinte, deixando Bonet e Jesus Novella, que não conseguiu vencer qualquer frame, de fora da corrida.

Grupo B (Westbury)

Os 4º, 5º, 12º e 13º jogadores do ranking da Zona A defrontaram-se no Grupo B, com Javier Alienes (4º) e Angel Garcia Garcia (5º) a passarem ao playoff, sem surpresa, deixando Pablo Toharia (13º) e Ivan Martin (12º) pelo caminho, com vitórias claras.

Grupo C (Eddie Felson)

Raul Martin, 15º no ranking inicial na Zona A, foi a grande surpresa neste grupo ao vencer todos os jogos, frente ao 2º, 7º e 10º cabeças de série para conseguir um lugar no playoff. David Márquez (2º cabeça de série) também seguiu em frente para a fase seguinte, com Jorge Adarve e Reda Amazirh a ficarem de fora da prova.

Grupo D (Eddie Felson)

Se Raul Martin esteve em destaque pela positiva, Ángel Alcalá destacou-se pela negativa em Madrid. O terceiro cabeça de série da Zona A perdeu todos os frames dos três jogos disputados frente aos 6º, 11º e 14º jogadores do ranking. Svetoslav Velikov (11º) e Diego Pedro Simón (6º) passaram à fase seguinte, eliminado, para além de Alcalá, o menos favorito do grupo, Sergio Tejero (14º cabeça de série).

 

FASE KNOCK OUT (eliminação direta, à melhor de cinco frames)

Oito jogadores na segunda ronda e apenas quatro lugares disponíveis para a grande final em Barcelona. Joaquin Marin (1) defrontou Angel Garcia Garcia (5) e venceu por 3-1, num jogo que começou melhor para Garcia Garcia, ao vencer o primeiro frame por 55-53, mas que não abalou a confiança do cabeça de série nº1, que venceu os três frames seguintes para garantir um lugar nos Últimos 16. Juan Ye (8) também não começou da melhor maneira o seu encontro com Javier Alienes (4), perdendo o frame inicial por 64-27, mas respondeu prontamente com vitórias nos três frames seguintes para garantir o triunfo por 3-1. Raul Martin (15) esteve a um frame de chegar aos Últimos 16, e ser a verdadeira surpresa do torneio, mas após estar a vencer por 2-0 frente a Diego Pedro Simon (6), perdeu a concentração no encontro, permitindo a recuperação de Simon que venceu dramaticamente por 3-2, num último frame de resultado 65-52. No último encontro da fase de knock out na Zona A, e para não variar, também David Márquez (2) entrou pior no encontro frente a Svetoslav Velikov (11), ao perder o primeiro frame por claros 66-22. Mas Márquez não se apoquentou com a má entrada no encontro e respondeu brilhantemente, com vitórias nos frames seguintes por 82-2, 81-42 e 63-13, para se apurar para a grande final em Barcelona.

 

Apurados da Zona A: Joaquin Marin (1) David Márquez (2) Diego Pedro Simon (6) Juan Ye (8)

 


 

ZONA B

Em Pamplona, na Academia de Bilhar de Cachute, realizaram-se os jogos da Zona B.

FASE ROUND ROBIN

Grupo A

Os favoritos do grupo, Iker Etxeberria (1) e Iker Roncero (8) garantiram com relativa facilidade o acesso à fase seguinte, deixando para trás Ignacio Maluenda (9) e Juan Sahagún (16). Roncero venceu Etxeberria por 2-0 no jogo entre ambos, com emoção até ao fim, como comprovam os resultados: 82-72 (com breaks de 39 para Roncero e 42 para Etxeberria) e 62-59 para Roncero no segundo e decisivo frame.

Grupo B

Muito equilíbrio no Grupo B, com Marcos Sanz (4) e Alonso Villalaz (13) a garantirem os dois lugares na fase seguinte. Francisco Santos (5) e Salvador Maria (12) despediram-se do torneio com uma vitória cada, que acabou por servir de consolação para dois bons jogadores de quem se espera melhor sorte no futuro.

Grupo C

Daan Leyssen (2) demonstrou toda a sua classe e qualidade vencendo todos os adversários por dois frames a zero, incluindo breaks de 37 e 59 pontos frente a Mike Harvey (10), que também se apurou para a ronda posterior. Jorge Mártin (7) e Javier Cambra (15) foram eliminados.

Grupo D

Também no grupo D foi o favorito César Martinicorena (3) seguir juntamente com Juan Bautista Gutierrez (11) para a fase de knock out. Stephane Le Goff (6) e Klaas Desot (14) ficaram de fora.

 

FASE KNOCK OUT

De Pamplona sairiam quatro jogadores para os Últimos 16… Alonso Villalaz (13) surpreendeu Iker Roncero (8) e venceu sem margem para dúvidas por 3-0 (58-38, 63-21 e 48-18). Iker Etxeberria (1) não teve dificuldades para levar de vencida Marcos Sanz (4), por 3-1. Daan Leyssen (2) voltou a demonstrar que é um dos favoritos ao título com uma vitória clara por 3-0 frente a Juan Bautista Gutiérrez (86-33, 89-6 e 58-37). Meia surpresa no último jogo desta zona, com Mike Harvey (10) a derrotar César Martinicorena (3) por 3-1, garantindo o passaporte para Barcelona.

 

Apurados da Zona B: Iker Etxeberria (1) Daan Leyssen (2) Mike Harvey (10) Alonso Villalaz (13)

 


 

ZONA C

Também em Madrid se realizaram no passado dia 30 de Maio os jogos da Zona C, que tiveram que ser deslocados da Marinha Grande para a capital espanhola, fruto de questões legais e burocráticas, que em nada contribuem para o desenvolvimento do snooker em Portugal. Tal facto veio desvirtuar um pouco a competição nesta Zona, já que vários jogadores tiveram que abdicar da participação no playoff, onde apenas sete dos dezasseis jogadores estiveram presentes.

FASE ROUND ROBIN

Grupo A

Alexandre O. Neto (8º cabeça de série e o único jogador sub 18 nos playoffs) e Lino Iglesias (cabeça de série nº 1) garantiram um lugar na ronda seguinte, deixando Nuno Carvalho (16) fora da competição.

Grupo B

João Esteves da Silva (4) e Luís Miguel Alves (5) também garantiram presença na ronda seguinte, devido à desistência de Pedro Vaquinhas. No jogo entre “velhos” conhecidos, e dois dos melhores jogadores portugueses, foi Esteves da Silva que levou a melhor por 2-0 (58-53 e 67-56).

Grupo C e D

Candido Iglesias foi o único jogador apurado nestes grupos, devido à falta de jogadores presentes como referimos anteriormente.

 

FASE KNOCK OUT

Apenas cinco jogadores nesta fase, mas um deles teria de ficar pelo caminho… Luís Miguel Alves venceu por 3-1 Alexandre O. Neto, que viria no entanto a ser repescado para garantir também um lugar no Top 16 em Barcelona. No encontro mais aguardado desta Zona, foi João Esteves da Silva que levou a melhor sobre o cabeça de série número um, Lino Iglesias, afastando-o da grande final em Barcelona, com uma vitória concludente por 3-1. Candido Iglesias avançou automaticamente para o Top 16, com um Bye na fase knock out.

 

Apurados da Zona C: João Esteves da Silva (4) Luís Miguel Alves (5) Candido Iglesias (7) Alexandre O. Neto (8)

 


 

ZONA D

Em Barcelona, no Clube de Bilhar de Monforte, palco da final dos próximos dias 13 e 14 de Junhos, ocorreram os jogos da Zona D.

FASE ROUND ROBIN

Grupo A

Os favoritos David Ureña (1) e Joan Marminya (8) passaram para a ronda seguinte, vencendo os menos favoritos Román Temporal (9) e Oscar Gracian (16). Marminya levou a melhor sobre Ureña no embate entre ambos por 2-1.

Grupo B

Surpresa com a eliminação de Aram Bernaus (5). Um snooker sólido de Francisco Domingues (4) e Marc Codina (13) deram-lhes vitórias importantes e lugares na fase seguinte. Também David Soto (12) ficou pelo caminho, não conseguindo qualquer vitória nesta ronda.

Grupo C

David Pérez (2) e Francisco Rodriguez G. (7) eram os favoritos no grupo e não desiludiram as expetativas. Vitórias sobre Férran Echevarria (10) e Francisco Martinez (15) colocaram Pérez e Rodriguez G. na fase seguinte, com Pérez a vencer 2-1 no confronto com Rodriguez G. por 30-48, 61-7 e 56-1.

Grupo D

Nenhuma surpresa no grupo D, com Lluis Cubero (3) e Aleix Melià (6) a avançar para a fase de knock out, eliminando da competição Brian O’Neill (14) e Josep Maria Vidal (11). Melià teve a sorte de conseguir um break superior ao de O’Neill (41 sobre 23), apesar da vitória deste no jogo entre ambos.

 

FASE KNOCK OUT

E de oito voltariam a ficar só quatro. Marminyà (8) venceu o encontro frente a Codina (13) por 3-1. Jogo tremendamente bem disputado entre o primeiro e o quarto cabeças de série na Zona D, com Francisco Domingues (4) a fazer um fabuloso break de 98 pontos, o melhor do torneio, e a aguentar a recuperação de David Ureña (1), que depois de ter estado a perder por dois frames a zero, conseguiria empatar o encontro a dois. Domingues levou a melhor na negra por 65-53, no que muitos terão considerado o melhor encontro dos playoffs. Mais um jogo interessantíssimo entre Aleix Melià (6) e David Pérez (2), com a vitória a sorrir a Melià por 3-2, eliminando outro favorito do torneio. O último encontro da fase de knock out colocou frente a frente Lluis Cubero (3) e Francisco Rodriguéz G. (7). Cubero venceu facilmente Rodriguéz G. por 3-0 (63-30, 57-35 e 95-0, com um break de 51 pontos).

 

Apurados da Zona D: Lluis Cubero (3) Francisco Domingues (4) Aleix Melià (6) Joan Marminya (8)

 


 

A contagem decrescente para a Final da LASE da época 2014-2015 já começou. Dias 13 e 14 de Junho os melhores jogadores de snooker de Espanha e Portugal estarão a disputar em Barcelona o troféu de campeão, pelo que se aguardam jogos de grande nível, onde apenas um sairá vencedor.

Conseguirá Joaquin Márin o seu terceiro título consecutivo? Estará Lluis Cubero em forma para recuperar o título conquistado em 2012? Ou um novo jogador inscreverá o seu nome no histórico de campeões da LASE?

Tudo para decidir daqui a doze dias.

Snooker Ambigu
Cafe Pit Lane
Newyorks Bar
Blackball Madrid
Academia Westbury
Club Billar Monforte
Free Ball Snooker Club
London Star
Valencia Snooker Club
Ciudad Deportiva Valdelasfuentes
Privat Vilafranca
La Centena
15 Rojas
Snooker Club Mojacar
Free Ball Porto

 
131, 94, 71 
Daan Leyssen
92, 75, 59 
Francisco Domingues
69, 46, 45 
Fran Cabanillas
67, 52, 42 
David Pérez
65, 47, 42 
Tiago Teixeira